Sonda Cassini é destruída ao descer na atmosfera de Saturno

Renê Fraga
1 min de leitura

Uma das maiores missões espaciais robóticas de todos os tempos finalmente alcançou sua conclusão inevitável.

Depois de uma viagem incrível que começou há quase 20 anos, a nave espacial Cassini da NASA mergulhou na atmosfera de Saturno e tornou-se a primeira sonda da história a provar diretamente a atmosfera do gigante dw gás.

Em torno de Saturno, Cassini nos ensinou mais do que alguém se atrevia a imaginar, trazendo o icônico gigante do gás e seus anéis espetaculares em foco e revelando um sistema solar em miniatura de luas misteriosas que vão do mundo gelado de Encelado a Titã coberto de nuvens.

Cassini ficou em silêncio, esta manhã, em aproximadamente 07:55 EDT.

“As coisas nunca mais serão as mesmas para aqueles da equipe da Cassini, agora que a nave espacial já não está mais voando”, disse Linda Spilker, cientista do Projeto Cassini.

“O que nos conforta é saber que toda vez que olharmos para Saturno no céu noturno, parte da Cassini também estará lá”.

NASA at Saturn: Cassini's Grand Finale

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário