Baleia que usava arnês russo é avistada novamente depois de dois anos

Renê Fraga
1 min de leitura

Uma baleia branca que já havia sido encontrada usando um arnês de fabricação russa foi avistada novamente perto da costa da Suécia. Batizada de Hvaldimir, a baleia chamou a atenção das autoridades quando foi encontrada com o equipamento em 2019, na costa da Noruega.

Na ocasião, biólogos conseguiram remover o arnês e descobriram que ele era utilizado para a montagem de equipamentos de câmera, com a inscrição “Equipamento São Petersburgo”.

A descoberta levantou a suspeita de que Hvaldimir poderia ter sido treinada pela marinha russa como uma “baleia espiã” e teria escapado ou sido solta do cativeiro.

Agora, dois anos depois, a baleia foi avistada novamente perto da costa da Suécia, depois de ter percorrido a costa durante todo esse tempo.

Com cerca de 13 ou 14 anos de idade, Hvaldimir é uma espécie incomum naquela região e é improvável que tenha encontrado outro indivíduo de sua espécie em anos.

Embora ainda haja muitas perguntas sem resposta sobre a baleia e a origem do seu arnês, a sua jornada até a costa da Suécia é um sinal de que ela ainda está viva e que continua a explorar novos territórios.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário