Imagine uma barragem tão imensa que, só de existir, conseguiu interferir na duração dos nossos dias. Pois é exatamente isso que a Represa das Três Gargantas, na China, fez – e você nem percebeu!
A obra que desafia a natureza
Com 185 metros de altura e 2.309 metros de largura, essa barragem é a maior usina hidrelétrica do mundo, gerando mais energia do que 15 usinas nucleares juntas. Construída em 2006, ela represa o poderoso rio Yangtzé e é um exemplo de engenharia limpa, já que quase não emite gases poluentes.
Mas, além de ser uma maravilha tecnológica, ela tem um efeito bem mais impactante – e que afeta todos nós, mesmo sem a gente sentir.
A Terra girou um pouquinho mais devagar
Por causa da massa colossal de água que a represa segura (cerca de 42 bilhões de toneladas!), a distribuição de peso no planeta mudou. E isso, por incrível que pareça, alterou a rotação da Terra, deixando os dias um pouquinho mais longos.
Quanto? Apenas 0,06 microssegundos por dia. Parece nada, mas, em escala cósmica, é algo impressionante!
👉 “Para ter uma ideia, isso significa pouco mais de 3 dias a mais em toda a idade do Universo”, explicou o Dr. Benjamin Fong Chao, geofísico da NASA.
Como isso aconteceu?
A Terra não é uma rocha rígida – ela é sensível a mudanças na distribuição de massa. Quando uma quantidade gigantesca de água é concentrada em um só lugar, como nessa represa, o planeta desacelera levemente, assim como um patinador abre os braços para girar mais devagar.
Claro, o efeito é minúsculo e não afeta nossa vida cotidiana. Mas é incrível pensar que uma construção humana pode ter mexido com algo tão fundamental como a rotação do planeta!
E aí, curioso? Já imaginava que algo assim era possível?
