Bolha de água quente encontrada no Pacífico

Renê Fraga
2 min de leitura

Uma vasta faixa de água exibindo uma temperatura inesperadamente alta deixou os cientistas coçando a cabeça.

Cobrindo uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados, esse imenso trecho de água quente está situado no Oceano Pacífico, a cerca de 800 km da costa da Nova Zelândia.

Em média, a temperatura da água nesta área é cerca de seis graus acima do esperado.

“É o maior pedaço de aquecimento acima da média do planeta no momento”, disse James Renwick, diretor de geografia, meio ambiente e ciências da terra da Universidade Victoria, em Wellington.

“Normalmente, as temperaturas são de cerca de 15 ° C, no momento elas são de cerca de 20 ° C.”

Exatamente o que é responsável por esse aumento de temperatura não está claro.

“Não é incomum ver manchas de água mais quente na Nova Zelândia, mas essa magnitude de quatro, cinco, até seis graus é bastante incomum”, disse ele. “Provavelmente é uma camada muito fina de oceano que aqueceu e não há vento para esfriá-lo há várias semanas”.

Esforços serão feitos nas próximas semanas para monitorar a região e diminuir a causa.

Com o aumento da temperatura global, fenômenos como esse provavelmente se tornarão mais comuns.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário