Buraco na camada de ozônio está se curando, mostra estudo

Renê Fraga
2 min de leitura

Houve uma redução distinta no nível de produtos químicos destruidores de ozônio na atmosfera terrestre.

Situado no alto da estratosfera do planeta, a camada de ozônio é uma região especial que ajuda a proteger a Terra da radiação ultravioleta prejudicial proveniente do Sol.

Os cientistas notaram primeiramente que parecia estar ficando acima da Antártica na década de 1980, uma tendência preocupante que estava ligada à presença de CFCs (clorofluorocarbonos) em sprays de cabelo, refrigeradores, sistemas de ar condicionado e outros produtos similares.

A descoberta de que esses produtos químicos foram responsáveis ​​pelo esgotamento da camada de ozônio levou a uma redução significativa na fabricação e uso de CFCs na esperança de que isto abrandasse ou até mesmo reverte o dano causado.

Agora parece que esses esforços realmente foram pagos.

Em um novo estudo, cientistas da NASA que medem o nível de cloro (o principal subproduto do CFC na depleção de ozônio) na atmosfera acima da Antártica revelaram que houve redução de 20% no nível de depleção da camada de ozônio devido ao cloro entre 2005 e 2016 .

Os dados foram gravados pelo instrumento Microwave Limb Sounder (MLS) a bordo do satélite Aura.

Pesquisas anteriores se concentraram em medir o próprio buraco de ozônio, tornando este o primeiro estudo a identificar uma redução na depleção de ozônio como resultado direto de uma redução nos produtos químicos de CFC.

Embora seja provável que demore várias décadas para o dano se reparar completamente, a notícia de que a camada de ozônio realmente está se curando é certamente encorajadora.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
1 comentário