Cientistas registram cobra realizando ‘cambalhota’ como mecanismo de fuga

Renê Fraga
2 min de leitura

Pela primeira vez, cientistas registraram em vídeo um tipo de cobra capaz de realizar cambalhotas como mecanismo de fuga. Ao longo dos anos, já vimos cobras fazerem de tudo, desde nadar no mar até deslocar a mandíbula para engolir animais grandes, mas essa última descoberta é nada menos do que única – uma cobra que pode se enrolar e fazer cambalhotas sempre que se sente ameaçada por algo.

Encontrada em partes do sudeste asiático, a cobra-anã-do-campo (ou Pseudorabdion longiceps) é raramente vista devido às suas atividades noturnas e é tão pequena que também é fácil de perder na escuridão.

Por um tempo, havia relatos anedóticos de pessoas vendo cobras anãs dando cambalhotas para fugir, mas não foi confirmado até que os pesquisadores realizando pesquisas herpetológicas na área se depararam com uma delas e realmente capturaram imagens desse mecanismo de defesa único em ação. Esse feito intrigante não só é único, mas também rápido – a cobra percorre 1,5 metros em 5 segundos.

“Ao dar cambalhotas por uma inclinação, a cobra foi capaz de ganhar velocidade e percorrer rapidamente mais terreno”, escreveram os pesquisadores.

“A cobra foi capturada e colocada em uma área plana ao lado da estrada, onde repetiu o comportamento de cambalhota várias vezes.”

Você pode ver a cobra em ação aos 1:50 no vídeo abaixo.

MISTERI ULAR LARI BERGULUNG AKHIRNYA TERJAWAB!, WEIRD SNAKE ROLLING, ULAR TERKECIL Dwarf Reed Snake
Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário