Como funcionam as lentes fotocromáticas?

Renê Fraga
1 min de leitura

As lentes fotocromáticas são lentes de óculos que são claras (ou quase claras) em ambientes internos e escurecem automaticamente quando expostas à luz solar.

As lentes fotocrômicas modernas tendem a ser de plástico e, em vez de produtos químicos de prata, contêm moléculas orgânicas (baseadas em carbono) chamadas naftopiranos que reagem à luz de uma maneira ligeiramente diferente.

Elas mudam sutilmente sua estrutura molecular quando a luz ultravioleta as atinge.

Nessa forma alterada, eles absorvem a luz mais comum conforme ela tenta passar (tecnicamente, dizemos que eles têm um espectro de absorção diferente), que é o que faz as lentes escurecerem.

Imagine muitas moléculas escurecendo de repente dentro de uma lente transparente.

É um pouco como fechar as persianas em frente à janela em um dia de sol: conforme as ripas giram, elas bloqueiam progressivamente mais e mais luz.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
1 comentário