Imagine um carro tão estreito que mal dá para acreditar que alguém consiga dirigir nele. Pois esse veículo existe, e foi revelado na Itália em um evento que celebrou os 45 anos do clássico Fiat Panda!
Chamado de “Fiat Uno mais fino do mundo”, essa engenhoca maluca tem apenas 50 cm de largura – mais estreito que muitos guarda-roupas!
Criado pelo mecânico italiano Andrea Marazzi, de 30 anos, o carro foi montado com peças de um Uno original de 1993 e foi apresentado na cidade de Pandino, perto de Milão.
Um carro que desafia a física (e o bom senso)
Apesar de parecer uma piada, o carro realmente funciona – mas só cabe dentro dele quem for bem magrinho. E, sim, ele tem quatro rodas, duas portas e até espelhos retrovisores!
Incrivelmente, também possui um banco traseiro… se é que podemos chamar assim, já que só uma criança pequena caberia lá.
E a pergunta que não quer calar: ele vira de lado com um vento mais forte? Marazzi garante que não. “Muita gente acha que ele tomba só de soprar, mas estão enganados”, disse o inventor.
Claro, dirigir nele não deve ser a coisa mais estável do mundo, mas pelo menos não é tão frágil quanto parece.
Um tributo criativo (e um pouco doido) ao Fiat Uno
Segundo Gaurav Soo, especialista em eletrônicos de consumo, o carro estreito é mais do que uma simples curiosidade:
“O Uno estreito convida as pessoas a repensarem proporções, funcionalidade e diversão no design mecânico. É um experimento sobre rodas – parte desafio de engenharia, parte homenagem e parte espetáculo público.”
Ou seja, não espere ver esse carro nas ruas tão cedo – a menos que você more em Pandino e queira virar atração local!
E aí, o que você acha dessa invenção? Arriscaria uma voltinha nela? 🚗💨
