Coronavírus pode deixar danos permanentes nos pulmões

Renê Fraga
2 min de leitura

Enquanto a maioria dos pacientes que pegaram o COVID-19 acabou se recuperando completamente, alguns estão lidando com efeitos a longo prazo do coronavírus.

Em uma análise de 12 pacientes que recuperaram da SARS-abran- 2 coronavírus , médicos do Hong Kong Hospital Authority (HKHA) descobriram que vários deles já têm reduzido a capacidade pulmonar, de acordo com o Business Insider .

“Eles ficam ofegantes se andam um pouco mais rapidamente”, disse Owen Tsang, diretor médico do Centro de Doenças Infecciosas da HKHA, em entrevista coletiva.

“Alguns pacientes podem ter uma queda de 20 a 30% na função pulmonar”.

Depois de escanear os pulmões dos pacientes, os médicos viram sinais de danos nos órgãos.

É um tamanho de amostra muito pequeno para declarar que o COVID-19 necessariamente causa danos a longo prazo, mas pode ser um sinal de alerta que os médicos devem ficar atentos a possíveis complicações.

Ainda não está claro como esses resultados são aplicáveis ​​ao surto em geral ou à maioria dos outros pacientes atingidos pela doença.

Mas, mesmo por si só, é um sinal preocupante de que casos mais graves de COVID-19 podem levar a mais problemas médicos a longo prazo, mesmo depois que os pacientes expulsaram o vírus.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário