Diamene, o novo material poderia mudar a guerra para sempre

Renê Fraga
2 min de leitura

Os pesquisadores usaram grafeno para criar um material ultra-leve, mas também à prova de balas.

Desenvolvido por cientistas no Centro de Pesquisa Avançada de Ciências da Cidade da Universidade de Nova York, o novo material é tão fino quanto uma folha de alumínio, mas torna-se rígido quando uma força é aplicada.

Conhecido como diamene, o material consiste em duas folhas de grafeno – um “material maravilhoso” recentemente desenvolvido que é até 200 vezes mais forte do que o aço mais forte.

“Imagine um material tão flexível e leve como uma folha que se torne rígida e dura o suficiente para impedir uma bala no impacto”, escreveu o centro de pesquisa em um comunicado.

“Em um artigo recentemente publicado na Nature Nanotechnology, pesquisadores de The City University of New York (CUNY) descrevem um processo para criar diamene: folhas flexíveis e em camadas de grafeno que temporariamente se tornam mais difíceis do que o diamante e são impenetráveis ​​após o impacto”.

Se o fabricação de diamene se tornar suficientemente acessível, não é difícil imaginar como isso poderia ajudar a salvar milhares de vidas – especialmente as de soldados e policiais.

O material também pode se revelar inestimável nas indústrias de aviação e de vôos espaciais.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário