Empresa japonesa falha em missão de pouso lunar

Renê Fraga
1 min de leitura

Enquanto a NASA se prepara para tentar pousar humanos na Lua nos próximos anos, a empresa japonesa ispace estava se preparando para seu próprio pouso lunar histórico.

Com o objetivo de se tornar a primeira empresa privada a pousar uma espaçonave na Lua, a empresa lançou sua própria sonda, a Hakuto-R Mission 1, em dezembro passado.

O pouso estava programado para acontecer em 25 de abril, mas infelizmente as coisas não saíram exatamente como o previsto: a sonda falhou em se comunicar após o pouso e a equipe não conseguiu reestabelecer contato com ela. Ao que tudo indica, é provável que a sonda tenha sido destruída ao impactar a superfície lunar.

“Foi determinado que há uma alta probabilidade de que a sonda tenha sofrido um pouso forçado na superfície da Lua”, disse a empresa em comunicado.

A próxima tarefa será descobrir exatamente o que deu errado. “Embora não tenhamos conseguido completar o pouso lunar neste momento, acreditamos que realizamos completamente a significância desta missão, adquirindo muitos dados e experiências”, disse o CEO Takeshi Hakamada.

“O importante agora é alimentar esse conhecimento e aprendizado para a Missão 2 e além.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário