Evidência de um lago maciço descoberto em Marte

Renê Fraga
1 min de leitura

O Orbitador de Reconhecimento de Marte da NASA identificou o local de um antigo lago na superfície do Planeta Vermelho.

Marte pode ser um terreno frio e estéril hoje, mas há milhões de anos sua superfície teria sido inundada de rios e lagos de água líquida que poderiam ter potencialmente suportado a vida primitiva.

Agora, os cientistas descobriram evidências ainda mais concretas do passado aguado do planeta sob a forma de um lago colossal que teria mantido dez vezes mais água que todos os Grandes Lagos combinados.

O local foi identificado graças à detecção de grandes depósitos minerais escondidos sob a superfície.

“Mesmo que nunca encontremos provas de que tenha havido vida em Marte, este local pode nos informar sobre o tipo de ambiente onde a vida pode ter começado na Terra”, disse o Paul Niles da NASA.

“A atividade vulcânica combinada com água parada proporcionou condições que provavelmente eram semelhantes às condições que existiam na Terra em aproximadamente o mesmo tempo – quando a vida adiantada estava evoluindo aqui”.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário