Fenômeno cósmico misterioso já envolveu nosso Sistema Solar

Renê Fraga
2 min de leitura
Photo by Daniel Cid on Pexels.com

Imagine uma onda gigantesca, não de água, mas de gás, poeira e estrelas, varrendo o espaço e passando direto pelo nosso Sistema Solar. Parece coisa de ficção científica, mas, de acordo com um estudo recente, isso realmente aconteceu!

Há cerca de 14 milhões de anos, uma estrutura cósmica colossal, com aproximadamente 9.000 anos-luz de extensão, envolveu completamente o nosso cantinho do universo. Essa “onda galáctica” não poupou ninguém: Terra, Sol, planetas e tudo mais foram engolidos por essa névoa interestelar.

Mas como os cientistas descobriram isso? Tudo graças ao telescópio Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA). Efrem Maconi, estudante de doutorado da Universidade de Viena, e sua equipe analisaram dados do telescópio para rastrear o movimento dessa onda cósmica.

Com base nessas informações, eles conseguiram estimar quando ela passou por aqui. E, embora 14 milhões de anos pareça muito tempo, em termos cósmicos, foi ontem! Para se ter uma ideia, os dinossauros já estavam extintos há 66 milhões de anos nessa época.

E o mais curioso: se algum animal daquela época olhasse para o céu noturno, veria as estrelas meio apagadas, como se estivessem cobertas por uma névoa espessa.

Mas não para por aí! Os cientistas suspeitam que essa onda cósmica pode ter influenciado o clima da Terra, contribuindo para um período de resfriamento global durante a época do Mioceno Médio.

Será que esse fenômeno cósmico foi responsável por mudanças climáticas drásticas? Ainda não há certeza, mas a possibilidade é fascinante.

A verdade é que esse encontro cósmico ainda guarda muitos mistérios. Qual foi o impacto real dessa onda galáctica? Como ela afetou a evolução do nosso Sistema Solar?

Essas são perguntas que os cientistas ainda estão tentando responder. Enquanto isso, podemos apenas imaginar como seria testemunhar um evento tão grandioso e misterioso.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário