Mamutes poderiam vagar em Parque da Era do Gelo em 2028

Renê Fraga
1 min de leitura

Cientistas na Rússia continuam otimistas de que o mamute lanudo pode ser ressuscitado dentro de uma década.

O ambicioso plano visa trazer de volta não apenas mamutes lanosos, mas também vários outros animais pré-históricos que foram extintos nos últimos 10 mil anos, como os leões-das-cavernas e os tigres-dentes-de-sabre.

Idealizado por pesquisadores da Universidade Federal do Nordeste (NEFU) em Yakutsk, na Sibéria, o projeto envolverá a extração de amostras de DNA viáveis ​​de espécimes preservados no permafrost.

Devido ao aquecimento global, vários desses espécimes foram expostos ao longo dos últimos anos, incluindo alguns mamutes, lobos, cavalos e caribus extremamente bem preservados.

Em alguns casos, pode até ser possível extrair DNA pouco degradado.

De acordo com a diretora da universidade, Evgenia Mikhailova, a ressurreição do mamute lanoso poderia ser possível em apenas dez anos.

Planos para construir um “centro científico paleogênico de classe mundial” na universidade já estão em andamento.

Pode não ser um Jurassic Park, mas se o plano for bem sucedido, certamente será algo bem similar.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário