Missão espacial Euclid da ESA pode desvendar o enigma da matéria escura e energia escura

Renê Fraga
1 min de leitura

A missão espacial Euclid da Agência Espacial Europeia (ESA) tem como objetivo estudar o universo escuro, sondando tanto a “matéria escura” quanto a “energia escura” – substâncias desconhecidas que se acredita compor 95% da densidade de energia do universo.

O lançamento está previsto para ocorrer em julho de 2022, e cientistas de todo o mundo estarão presentes em Florida para assistir ao evento.

A missão pode oferecer a melhor chance até agora de resolver o enigma da matéria escura e energia escura, além de testar modelos alternativos de gravidade.

Seu objetivo é mapear a posição de milhões de galáxias em vastas regiões do universo, permitindo traçar a “teia cósmica”, uma estrutura esponjosa de filamentos e vazios no espaço, formada por bilhões de anos de colapso gravitacional.

A Euclid será capaz de testar esses modelos de gravidade alternativos, potencialmente desafiando a grande teoria da relatividade de Albert Einstein.

Isso pode ajudar a entender o que é a energia escura e a matéria escura, e se eles realmente existem.

A missão pode fornecer dados para que gerações de cosmologistas possam estudá-los e responder a algumas das questões mais fundamentais da ciência.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário