No último dia 14 de abril, o mundo celebrou um marco incrível: a primeira missão espacial totalmente feminina em mais de 60 anos, organizada pela Blue Origin.
A bordo estavam seis mulheres inspiradoras, incluindo a cantora Katy Perry, a futura esposa de Jeff Bezos, Lauren Sanchez, e a ex-cientista da NASA Aisha Bowe.
A missão foi um show de coragem e representatividade, mas, ao invés de só comemorarem, alguns internautas decidiram espalhar teorias malucas sobre o voo.
Mal a cápsula pousou na Terra, as redes sociais foram invadidas por alegações absurdas de que a viagem teria sido “falsa”.
Entre as “provas” apresentadas pelos teóricos da conspiração estavam desde o mecanismo de abertura da porta da nave até… o cabelo da Katy Perry em gravidade zero!
Sim, você leu certo. Alguns chegaram a afirmar que havia um manequim dentro da cápsula, como se toda a missão fosse uma encenação.
Mas, calma lá! Quando analisamos os fatos, tudo faz sentido. A foto do tal “manequim”, por exemplo, era de um voo-teste anterior, onde bonecos foram usados para simular a tripulação.
Já o cabelo da Katy Perry, que supostamente não flutuava como o da astronauta Suni Williams, tem uma explicação simples: as mulheres da Blue Origin passaram por um styling profissional antes do lançamento, enquanto Suni já estava no espaço há meses quando sua foto foi tirada. Ou seja, nada de mistério!
Parece que, não importa o quão incrível seja uma conquista humana, sempre vai ter alguém duvidando. Essas teorias lembram as que cercam o pouso na Lua em 1969 – e, incrivelmente, ainda tem gente que acredita que a Terra é plana!
Enquanto a ciência avança, as conspirações insistem em persistir. Mas uma coisa é certa: essas seis mulheres fizeram história, e nenhuma teoria sem pé nem cabeça vai apagar isso.
