Mistério do ‘monstro do pântano’ resolvido na Flórida

Renê Fraga
1 min de leitura

Esta criatura raramente vista, que pode ser encontrada nos pântanos rasos de água doce da Flórida e do Alabama, há muito provou ser difícil de estudar devido à sua natureza altamente elusiva.

Agora, pela primeira vez, pesquisadores da Universidade Estadual de Sul Ross, no Texas, e do Centro de Tartarugas Marinhas da Geórgia finalmente conseguiram descrever e designar um nome para essa espécie enigmática.

Agora é conhecido como Siren reticulata – ou sirene reticulada.

Um de seus traços mais incomuns são suas brânquias externas ramificadas, que aparecem como frondes em forma de árvore de Natal que se projetam de sua cabeça. É também notavelmente grande para uma espécie tão esquiva.

“Eles são alguns dos maiores anfíbios do mundo”, disse o ecologista e coautor do estudo, David Steen, do Georgia Sea Turtle Center. “Estamos cercados por eles no sudeste dos Estados Unidos e não conhecemos praticamente nada sobre sua biologia.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário