NASA registra terremoto em Marte pela primeira vez

Renê Fraga
1 min de leitura

O módulo InSight da agência espacial conseguiu com sucesso um evento sísmico no Planeta Vermelho.

O terremoto, que é o primeiro a ser detectado em um corpo planetário além da Terra e da Lua, foi captado em 6 de abril usando um sismógrafo colocado na superfície pelo braço robótico da sonda.

Os cientistas acreditam que o evento sísmico foi causado por um impacto de meteoro ou movimento dentro de uma rachadura profunda abaixo da superfície.

“Provavelmente é apenas um evento de Magnitude 1 a 2, talvez dentro de 100 km ou mais”, disse o professor Tom Pike. “Há muitas incertezas sobre isso, mas é como é.”

Espera-se que as leituras sísmicas de Marte ajudem a construir uma imagem do seu interior.

“Este Marsquake em particular – o primeiro que vimos – é muito, muito pequeno”, disse o cientista-chefe da missão InSight, Dr Bruce Banerdt. “Na verdade, se você mora no sul da Califórnia como eu, você nem notaria isso no seu dia-a-dia.”

“Mas, como Marte é tão quieto, isso é algo que podemos aprender com nosso instrumento.”

Você pode ouvir o que o sismógrafo captou no vídeo abaixo.

'Marsquake' detected for first time
Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário