Novas espécies de estegossauro encontradas em Marrocos

Renê Fraga
1 min de leitura

O fóssil não é apenas uma nova espécie, mas também é o espécime de estegossauro mais antigo já descoberto.

Com suas distintas placas espinhais e cauda pontiaguda, o estegossauro é talvez um dos mais amplamente reconhecidos dentre todos os dinossauros, tendo aparecido em inúmeras representações da era pré-histórica.

Esta última descoberta, feita por uma equipe de pesquisadores britânicos nas montanhas do Atlas Médio do Marrocos, representa uma espécie nunca vista de estegossauro – a mais antiga até hoje – que vagou pelo planeta há cerca de 168 milhões de anos durante o meio do ano. Jurássico.Foi nomeado adratiklit boulahfa , que significa “lagarto da montanha”.

Susannah Maidment, que lidera a equipe, descreveu a descoberta como “particularmente emocionante”.

“O estegossauro mais conhecido data de muito mais tarde no período jurássico, tornando este o estegossauro definido mais antigo descrito e ajudando a aumentar a nossa compreensão da evolução desse grupo de dinossauros”, disse ela.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário