Novo estudo sugere que o Tiranossauro Rex possuía lábios escamosos que cobriam seus dentes

Renê Fraga
2 min de leitura

Desde a criação da forma dos dinossauros na década de 1830, paleontólogos e artistas têm opiniões diferentes sobre como eram os rostos desses animais pré-históricos. Mas, nos últimos 30 anos, a cultura popular retratou os dinossauros terópodes (a linhagem que inclui o Tiranossauro Rex, Velociraptor e aves) com a boca sem lábios e dentes expostos.

Mas, um novo estudo publicado na revista Science, sugere que até mesmo os gigantescos dentes do Tiranossauro Rex eram envoltos em lábios escamosos.

A equipe de pesquisadores analisou fósseis de dinossauros terópodes e comparou-os com répteis vivos, e concluíram que esses dinossauros predatórios provavelmente tinham lábios semelhantes aos dos lagartos.

As descobertas do estudo, que durou 11 anos, indicam que os dentes dos terópodes eram consideravelmente menos danificados do que os dentes dos crocodilianos, que não possuem lábios, por exemplo.

Imagem relacionada a Novo estudo sugere que o Tiranossauro Rex possuía lábios escamosos que cobriam seus dentes

Além disso, o estudo também analisou o tamanho dos dentes dos terópodes e concluiu que nenhum deles, incluindo o gigante Tiranossauro Rex, tinha dentes maiores do que os dos lagartos vivos, como o dragão-de-komodo.

Isso sugere que os dinossauros terópodes também possuíam lábios que cobriam seus dentes. Se isso for verdade, significa que a imagem que temos desses animais, sem lábios e dentes expostos, como no filme Jurassic Park, é uma reinterpretação artística, sem base científica.

A descoberta pode mudar a forma como imaginamos os rostos desses animais pré-históricos, agora imaginando-os com lábios escamosos e talvez uma aparência mais suave do que a cultura popular tem mostrado. Mas, é importante lembrar que esses animais ainda eram ferozes predadores com dentes formidáveis e capazes de rasgar carne.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário