O que é bioluminescência defensiva?

Renê Fraga
1 min de leitura

A bioluminescência é a produção e emissão de luz por um organismo vivo que é mais amplamente encontrados entre animais marinhos e mais famoso em vaga-lumes.

A reação química primária que ocorre é a mistura do pigmento luminescente luciferina e a enzima a luciferase. A enzima catalisa a oxidação de luciferina, o que resulta na libertação de luz azul-verde.

Ostracoda, também conhecidos como camarão semente, são pequenos crustáceos encontrados numa vasta gama de ambientes de água. Um subconjunto de ostracodos possuem órgãos de luz utilizados em defesa predação bioluminescente.

Quando atacado, o pequeno plâncton produz uma nuvem de luz cegante que assusta o predador, permitindo que o ostracodes para escapar.

Abaixo, o peixe cardinal pode ser visto comendo e depois expulsando ao empregar sua técnica defensiva bioluminescente.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário