Peixe pode ser tão inteligente como os chimpanzés

Renê Fraga
1 min de leitura

Os cientistas encontraram evidências que sugerem que alguns peixes podem usar uma forma de linguagem rudimentar de sinais.

Imagens incríveis gravadas pela BBC para a série de vida selvagem de David Attenborough, Blue Planet II, mostra um polvo trabalhando em conjunto com um peixe de garoupa para pegar um peixe menor escondido entre os corais.

A garoupa, sendo muito grande para seguir sua presa em pequenos esconderijos, fica na frente do alvo e usa uma combinação de mudanças de cor e movimentos para sinalizar para um polvo para vir e ajudar.

“Quando eu vi pela primeira vez, fiquei maravilhado”, disse o cientista e o camara Dr. Alex Vail.

“O que é fascinante é que parece haver uma intenção por trás disso. A garoupa formulou um plano e está ciente do que o resultado pode ser, e depois o realiza. O que mostra um nível similar de inteligência como os chimpanzés. E isso é um poder intelectual”.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário