Peneira de grafeno pode tornar a água do mar potável

Renê Fraga
1 min de leitura

Os cientistas estão desenvolvendo um tipo novo da peneira que poderia trazer a água limpa a milhões de pessoas.

Desenvolvido por uma equipe da Universidade de Manchester, a peneira é feito a partir de grafeno – um “material maravilha” que é 200 vezes mais forte do que o aço e pode conduzir tanto calor e eletricidade.

O avanço veio depois que os pesquisadores encontraram uma maneira de controlar precisamente o tamanho dos poros na peneira, tornando assim possível usá-lo para filtrar sal e bactérias nocivas da água.

“A realização de membranas escaláveis ​​com tamanho de poro uniforme até a escala atômica é um passo significativo e abrirá novas possibilidades para melhorar a eficiência da tecnologia de dessalinização”, disse o líder da equipe, Professor Rahul Nair.

“Demonstramos também que existem possibilidades realistas de ampliar a abordagem descrita e produzir membranas à base de grafeno com tamanhos da peneira”.

https://youtu.be/nAzW3EMrp2k

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário