Imagine estar isolado no fim do mundo, cercado por gelo e escuridão, e ainda ter que lidar com uma situação que parece saída de um filme de terror ou daqueles episódios arrepiantes de Arquivo X.
Pois é exatamente isso que está acontecendo com a equipe da base de pesquisa Sanae IV, localizada a 160 km ao sul da plataforma de gelo da Antártica.
Em um e-mail desesperado, os pesquisadores relataram que um dos colegas está agindo de forma hostil e ameaçadora, criando um clima de medo e insegurança que lembra muito o clássico The Thing e até o episódio Gelo, da série Arquivo X.
A base, que abriga uma equipe de dez pesquisadores sul-africanos, é um dos lugares mais remotos do planeta. Para piorar, o inverno antártico está prestes a começar, e a equipe não deve ser substituída antes de dezembro.
O pedido de ajuda foi enviado após um dos membros do grupo agredir fisicamente outro e ameaçar de morte um colega, deixando todos em estado de alerta constante. A situação é tão tensa que parece ter saído diretamente de um roteiro de ficção científica.

No e-mail, um dos pesquisadores descreveu a situação como “profundamente perturbadora” e expressou preocupação com a própria segurança, temendo ser a próxima vítima. “É imperativo que medidas imediatas sejam tomadas para garantir a segurança de todos”, diz a mensagem.
O clima de desconfiança e medo é tão intenso que não dá para não lembrar do filme The Thing, onde um grupo de cientistas enfrenta uma entidade alienígena em uma base antártica, ou do episódio de Arquivo X em que Mulder e Scully investigam uma paranoia mortal em uma estação de pesquisa no gelo.
As autoridades sul-africanas já foram acionadas e prometeram investigar o caso. Um porta-voz do departamento de florestas, pescas e meio ambiente afirmou que “uma investigação completa está em andamento e medidas serão tomadas contra qualquer conduta inadequada”.
Enquanto isso, a equipe continua isolada, enfrentando não só os desafios extremos da Antártica, mas também o medo de conviver com alguém que pode representar uma ameaça real.
