Píton solitária de 62 anos bota ovos

Renê Fraga
1 min de leitura

Uma cobra idosa que não chega perto de um macho há 15 anos, inexplicavelmente, botou uma ninhada de ovos.

A píton, que aos 62 anos de idade é considerada a cobra mais velha conhecida em cativeiro, reside no zoológico de St Louis, onde permaneceu isolada de outras cobras por mais de uma década.

Dos sete ovos, três foram colocados em uma incubadora, dois foram usados ​​para amostragem genética e os outros dois não sobreviveram.

Estima-se que os ovos sobreviventes podem eclodir em um mês.

Não está claro exatamente como a cobra acabou botando ovos, apesar de seu isolamento, mas não é inédito que as pítons se reproduzam assexuadamente ou armazenem esperma por longos períodos de tempo.

Espera-se que a amostra genética revele qual dessas duas possibilidades é mais provável.

Uma coisa é certa – o python, que é conhecido apenas como 361003, é a cobra mais velha registrada a ter posto ovos, o que a torna um recordista de uma forma ou de outra.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário