Por que a lula de morango tem olhos incompatíveis

Renê Fraga
1 min de leitura

Pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute capturaram imagens absolutamente fascinantes de ROV 4K de uma Histioteuthis heteropsis  ( lula de morango ) na Zona Twighlight da Baía de Monterey

Durante um recente mergulho em alto mar, nossa equipe se deparou com um dos moradores mais notáveis ​​da zona de penumbra do oceano: a lula morango (Histioteuthis heteropsis).

O ROV Doc Ricketts foi lançado a 725 metros (2.378 pés) de profundidade no cânion quando se deparou com este cefalópode vívido com olhos incompatíveis. De acordo com o Instituto, esse conjunto de espiões tortos permite que a lula caçar comida na escuridão de seu habitat natural

O grande olho esquerdo olha para cima para detectar sombras lançadas por presas nas águas mal iluminadas acima. A forma tubular do olho ajuda a coletar o máximo de luz descendente possível. Muitas vezes, esse olho tem uma lente amarela para ver através da camuflagem luminescente de sua presa. O olho direito da lula é pequeno e olha para baixo. Este olho procura flashes de bioluminescência produzidos por presas ou predadores à espreita nas águas mais escuras abaixo.

Deep-sea sighting: The strawberry squid’s mismatched eyes are the perfect pair
Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário