Por que o carvão queima mesmo sendo cinzas de madeira?

Renê Fraga
2 min de leitura

Isso ocorre porque o carvão não é cinza de madeira, mas a madeira queimando lentamente em um forno com pouco ar, transformando-o em carbono.

A madeira é feita de fibras (celulose) e minerais (metais). Quando a madeira é queimada, o oxigênio e outros elementos do ar (principalmente carbono, hidrogênio e oxigênio) reagem para formar dióxido de carbono que é liberado na atmosfera, enquanto os minerais se transformam em cinzas.

No entanto, quando a madeira é queimada em um forno com o fluxo de ar interrompido, o oxigênio no interior logo se esgota e não é suficiente para oxidar o carbono da madeira. Assim, o carbono é deixado para se transformar em carvão.

É por isso que quando o carvão é queimado, apenas o dióxido de carbono é liberado e não há fumaça nem cheiro.

O que é celulose?

A celulose é um carboidrato que constitui a parte essencial de muitas matérias orgânicas. É composto de unidades de glicose (uma variedade de açúcar).

O que significa orgânico?

Orgânico é um nome genérico de compostos químicos que contêm carbono e é conhecido por inflamar-se facilmente. O oposto de matérias orgânicas, como água, ar e minerais, são matérias inorgânicas.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário