Projeto de carro supersônico foi rapidamente abandonado

Renê Fraga
1 min de leitura

O altamente ambicioso Bloodhound SSC foi agora à venda após uma série de dificuldades financeiras.

Desenvolvido através de uma colaboração entre 280 empresas em todo o mundo, o veículo foi meticulosamente projetado com o objetivo de quebrar o recorde de velocidade em terra de forma espetacular.

Para conseguir isso, a Bloodhound usaria seu motor de turbina a jato Rolls-Royce para levá-lo a velocidades de cerca de 300 mph antes de ativar seu poderoso motor de foguete para impulsioná-lo o resto do caminho.

O terceiro motor do veículo, um V8 Jaguar F-Type supercharger, foi projetado para fornecer combustível ao peróxido de hidrogênio.

Juntos, os três motores teriam sido capazes de produzir 133,151bhp – o equivalente a 180 carros de Fórmula Um, enquanto impulsionavam o carro a uma velocidade que cobriria uma milha em apenas 3,6 segundos.

Agora, porém, após uma série de problemas financeiros, o projeto teve que ser descartado, deixando o recorde ininterrupto e o próprio veículo no mercado por um quarto de milhão de libras.

Serão necessários vários milhões para preparar o veículo para a sua corrida de 1.000 km/h, mas se alguém puder financiá-lo, há uma chance de que isso ainda possa acontecer.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário