Refúgio italiano da Primeira Guerra Mundial restaurado após 100 anos

Renê Fraga
1 min de leitura

Escondido a mais de 2.760 metros de altitude nas Dolomitas italianas, está o abrigo Buffa di Perrero.

Construído durante a Primeira Guerra Mundial para abrigar as tropas italianas em sua luta contra o império Austro-Húngaro, o refúgio é uma relíquia histórica e um testamento à dureza daquela guerra.

Perfeitamente camuflado na encosta da montanha, o Buffa di Perrero só era visível para o inimigo.

Com paredes de tijolos, teto inclinado, duas portas e quatro janelas com venezianas, a estrutura simples oferecia um abrigo vital para os soldados italianos enfrentando o frio e o combate.

Após décadas exposto aos elementos, o abrigo sofreu danos. Em 2022, o 6º Regimento Alpini, tropas de elite da montanha do exército italiano, restaurou o local.

O teto havia desabado devido à neve, mas o abrigo, marcado pelas cicatrizes da guerra, ressurgiu para contar sua história.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário