Técnica de fotografia ultravioleta revela capítulo oculto da Bíblia

Renê Fraga
1 min de leitura
Photo by Pixabay on Pexels.com

Uma nova descoberta bíblica foi feita recentemente graças à técnica de fotografia ultravioleta. O texto, que é uma das primeiras traduções em siríaco dos Evangelhos, é agora um dos únicos três manuscritos conhecidos desse tipo.

A descoberta foi feita pelo pesquisador alemão Dr. Christian Hidber, da Universidade de Salzburgo, que usou a técnica de fotografia ultravioleta para revelar a escrita que estava escondida sob várias outras camadas de texto.

O motivo pelo qual o texto foi escrito por cima é porque, na época, o pergaminho era escasso e era comum que as mesmas páginas fossem reutilizadas várias vezes.

De acordo com os autores do estudo, não há dúvidas de que o livro do Evangelho foi produzido no máximo até o sexto século.

Embora o número de manuscritos datados dessa época seja limitado, a comparação com manuscritos siríacos datados permite estreitar o possível período para a primeira metade do sexto século.

A descoberta é uma oportunidade rara de entender melhor a história da Bíblia e da religião cristã, e de aprender mais sobre as primeiras traduções dos Evangelhos.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário