Tomar café só de manhã pode reduzir risco de morte precoce, sugere estudo

Renê Fraga
3 min de leitura
Photo by Chevanon Photography on Pexels.com

Quem não ama começar o dia com uma xícara de café quentinho? Além de ser um hábito reconfortante, o café já foi associado a diversos benefícios para a saúde, como a proteção do coração e a longevidade.

Mas, segundo um estudo recente publicado no European Heart Journal, o horário em que você toma sua dose diária de cafeína pode ser crucial para maximizar esses benefícios.

A pesquisa sugere que limitar o consumo de café às manhãs pode reduzir o risco de morte precoce, especialmente por doenças cardiovasculares.

O estudo, liderado pelo Dr. Lu Qi, da Universidade Tulane, analisou dados de mais de 40 mil adultos ao longo de quase 20 anos. Os participantes que bebiam café exclusivamente pela manhã apresentaram um risco 16% menor de morte por qualquer causa e 31% menor de morte por problemas cardíacos, em comparação com quem não consumia café.

Curiosamente, a quantidade de café ingerida (se menos de uma xícara ou mais de três) não fez diferença — o que importou mesmo foi o horário. Já aqueles que espalharam o consumo ao longo do dia não tiveram os mesmos benefícios.

Mas por que o horário faz tanta diferença? Os pesquisadores acreditam que tomar café à tarde ou à noite pode interferir no ritmo circadiano e nos níveis de hormônios como a melatonina, o que pode aumentar o estresse oxidativo e a pressão arterial.

Além disso, o café é rico em antioxidantes que combatem a inflamação, e esses efeitos podem ser mais potentes quando o consumo está alinhado com os picos naturais de marcadores inflamatórios no corpo, que ocorrem pela manhã.

E se você está pensando em ajustar sua rotina de café, os especialistas sugerem começar garantindo boas noites de sono e, se necessário, buscar ajuda médica para descartar problemas como apneia do sono.

Para quem já é fã de café, a dica é concentrar o consumo nas primeiras horas do dia e evitar exageros à tarde ou à noite. Já para os não consumidores, a recomendação é avaliar se o café realmente se encaixa no seu estilo de vida saudável.

Afinal, como dizem os pesquisadores, o segredo pode estar no equilíbrio — e no timing!

E aí, vai repensar o horário do seu cafezinho? ☕

Seguir:
Renê Fraga é criador do Muito Curioso e editor-chefe do Eurisko. Profissional com mais de duas décadas de experiência em conteúdo digital, escreve sobre ciência, história, cultura e curiosidades com foco em explicação, contexto e aprendizado acessível. No Muito Curioso, transforma perguntas simples em conhecimento contextualizado para leitores que gostam de aprender algo novo todos os dias.
Nenhum comentário